fbpx

 

Pessoal, é preciso ficar alerta, já que epidemias de febre amarela estão acontecendo com frequência em nosso país. Por isso, resolvi trazer para vocês uma dica simples e pouco comentada que pode inibir a presença desses mosquitos pela residência. O cultivo de certas plantas repelentes pode não só deixar a casa mais charmosa, aromatizada, mas criar uma barreira contra os insetos.

 
 

Hortelã, alecrim e poejo estão na lista. Confira dicas para cultivar essas e outras ervas!

 
 

Existem dois tipos de febre amarela, a urbana e a silvestre. O vírus de ambas é exatamente o mesmo. Dessa forma, sinais, sintomas e evolução da doença acontecem da mesma forma. A grande diferença entre elas é que a silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e o Sabethes, ambos vivem nas regiões de matas e beiras de rios. Já a febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika e chikungunya.

 
 

São elas: arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira.

 
 

Hortelã

Hortelã pode atuar como repelente natural em sua casa.

Especialistas já confirmaram que, geralmente as plantas aromáticas cumprem este papel, pois possuem óleos essenciais que na natureza têm o papel de repelir o ataque de pragas.

 

Lavanda

Estas ervas gostam de sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter seus benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas, além de beleza e perfume, ainda oferece proteção. Porém é necessário plantar mais de uma muda, um conjunto, para que a barreira seja efetiva.

 

Plantas repelentes

É recomendável plantar essas espécies – como o jasmin – em áreas de acesso, como portas e janelas. A boa notícia é a de que algumas destas plantas, como o alecrim e a lavanda, sobrevivem bem à atual temperatura. Mesmo assim não podemos esquecer de irrigá-las, porém, em menor intensidade.

Já o plantio do alecrim e da lavanda pode ser realizado em um solo mais arenoso ou com calcário. Para as demais, é recomendado um solo rico em húmus ou composto orgânico (terra preta), além de irrigação frequente.

 
 


 
 

Pessoal, sempre convivi com essas plantinhas, desde a infância, e os benefícios são múltiplos, aroma gostoso, ação repelente e com hortelã, poejo e alecrim, ainda dá pra fazer um chazinho anoite para relaxar. Testado e aprovado. Não deixe de curtir nossa fanpage e interagir nos comentários!

Beijocas e pipocas da Nici!

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.