A cebola apresenta formato oval, e é constituída por folhas escamiformes dispostas em camadas. Originária da Ásia Central, é muito utilizada na fabricação de condimentos por apresentar um sabor muito original, foi trazida para o Brasil através dos colonizadores portugueses, e é uma excelente aliada do organismo.

Além de ser uma planta muito utilizada como condimento a cebola também é um alimento nutritivo, rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.

O consumo da cebola pode proporcionar diversos benefícios à saúde, pois ela auxilia o organismo no combate de infecções tais como gripes e resfriados. É um importante anti-inflamatório natural. Devido aos flavonóides que agem como antioxidantes anti-inflamatórios.

A ingestão da cebola previne problemas renais, diminui os níveis do mau colesterol, ajuda no combate das doenças respiratórias, como a asma brônquica, melhora a atividade cardiovascular, previne câncer de estômago, previne o Alzheimer e potencializa a atividade imunológica.

A cebola é uma excelente aliada para quem sofre com problemas como queda de cabelo, caspas e coceiras, pois seus nutrientes regeneram os folículos pilosos, reduzindo a perda de cabelo e estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Essa hortaliça é importante no combate do estresse e desânimo, por ser rica em vitaminas do complexo B. A cebola age também no bom funcionamento do estômago, é diurética e acelera o funcionamento do intestino.

Atualmente os maiores produtores de cebola são China, Índia, Rússia, Turquia, Japão e Paquistão.

Para desfrutar de todos os benefícios da cebola opte por consumi-la crua, pois seus compostos bioativos são sensíveis ao calor, e se submetidos a ele podem sofrer perda de nutrientes e vitaminas.

A cebola é fundamental na alimentação humana, quem ingere regularmente essa hortaliça está contribuindo para sua melhor qualidade de vida.