Como manter esse espaço vital limpo e higienizado.

 

O preparo de pequenos lanches, bolos, quitutes e pratos especiais faz parte da rotina da dona de casa há tempos, mas essas atividades já fazem parte da realidade de muitos que resolvem se arriscar na cozinha, as vezes por prazer, mas também por necessidade. Porém, para que os pratos possam ser preparados com segurança e ofereçam além de sabor, saúde, é necessário trazer esse ambiente que é a cozinha, limpo e higienizado.

O ideal é sempre manter a cozinha limpa, depois de utilizá-la, passar pano no chão com desinfetante ou detergente neutro, lavar e secar as louças e evitar que a pia fique molhada, para que não ocorra proliferação de bactérias. O fogão também deve ser limpo depois de utilizado. No entanto é primordial que ao menos uma vez por semana, você faça uma faxina mais rigorosa.

Para esse dia de limpeza pesada, separe os produtos necessários e vamos à luta!

 

Azulejos – esses revestimentos são acometidos pala gordura proveniente do preparo dos alimentos que vão se acumulando em toda a cozinha, para removê-la, use uma esponja úmida em desengordurante e detergente, ou use vassoura envolta em pano umedecido, esfregue a área, enxágue e seque. Depois passe álcool para que fiquem bem higienizados e brilhando.

 

24_1_

 

Armários – Para a limpeza dos armários, use uma esponja ou pano umedecido em água e detergente neutro. Finalize com um pano seco ou flanela macia, é importante manter as superfícies dos armários sempre secas, independente que sejam de aço ou madeira, afim de conservá-los por mais tempo.

 

24_2

 

Fogão e geladeira – A geladeira deve ser higienizada quinzenalmente com pano úmido em água e sabão neutro, depois repasse com pano úmido sem sabão e em seguida, seque. Para não causar riscos e danos, lave as prateleiras (que geralmente são em vidro ou acrílico) com a parte macia da esponja. A limpeza do fogão deve ser feita com desengordurantes e para não danificar o inox, também use a parte amarela da esponja. No caso de fornos, os limpadores específicos facilitam bastante a remoção da sujeira e suas grades também devem ser lavadas. Atenção: não deixe de usar luvas e tenha bastante cuidado no manuseio de produtos potentes para auxílio da limpeza.

 

24_3

 

Micro-ondas – Não esqueça desse item que é muito utilizado na cozinha atualmente. Lave o prato com água e detergente. Em seu interior, utilize esponja macia, água e sabão, repasse com pano úmido livre de qualquer produto e seque com pano macio.

 

24_4

 

Pia – Lave-a sempre que puder, com água e sabão neutro, para remover impurezas e minimizar contaminação por bactérias. Limpadores antibacterianos também são uma ótima opção.

 

24_5

 

Chão – Faça uma solução com água, detergente e esfregue com a vassoura para remover toda a gordura e demais vestígios, lave o pano e repasse-o umedecido somente em água. Caso queira desodorizar ou aromatizar o ambiente, use um limpador perfumado com sua fragrância preferida.

 

24_6

 

Portas, janelas e outros móveis da cozinha como: cadeiras, mesas e prateleiras, também devem ser higienizados regularmente com água e detergente neutro, no caso de vidros, finalize passando álcool para maior brilho e desinfecção.

 

24_7

 

Uma casa limpa e fresquinha renova nossos ânimos!

Acompanhe o blog e fique de olho nas dicas, sugestões e receitas para facilitar ainda mais o seu dia-a-dia!

Beijocas e pipocas da Nici!

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Confira outras dicas da Nici