Olá queridos!

Estão cansados de experimentar os produtos de limpeza disponíveis no mercado e nenhum cumprir eficazmente com a expectativa? São tantas opções que, muitas vezes, não sabemos qual é a ideal para cada espaço da casa. Alguns são tão específicos que usamos poucas vezes e esquecemos no fundo no armário. Tudo isso sem contar o cheiro que, geralmente é forte e agride o olfato.

Se vocês passam por tudo isso no dia-a-dia, fiquem tranquilos. Tenho ótimas dicas de limpeza para usar em todos os lugares da casa: água com vinagre de vinho branco.

 

Limpando a geladeira

Primeiro, limpe a geladeira normalmente com 2 colheres de sopa de detergente neutro dissolvidas em 400 ml de água, passar com um pano macio friccionando até remover toda a sujeira mais evidente.

Agora é só misturar uma medida de vinagre junto a mesma medida de água, basta passar um pano embebido na mistura e secar. É também muito eficaz para neutralizar o mau-cheiro na geladeira, pois como o vinagre vai estar misturado à água e seu odor é ácido, ele se dissipa no oxigênio; fazendo o odor desaparecer!

Por se tratar de um local em que colocamos alimentos, é importante usar um pano que não tenha sido usado em outra parte da casa. Uma dica simples, mas de grande valia é comprar panos de microfibra, porque não soltam pelo, há no mercado em várias cores e separar cada cor para um espaço específico, evitando confusão.

Depois da limpeza, a recomendação é passar álcool gel 70, porque é o único que combate efetivamente as bactérias.

 

Como tirar o mau cheiro?

O vinagre de vinho branco misturado com a água é desodorizante, por isso pode sempre ser usado para tirar mau cheiro de tecidos sintéticos ou naturais; a mesma mistura pode ser passada nos tapetes, no sofá, no colchão e também em travesseiros e almofadas.

Você pode também colocar a mistura em um borrifador facilitando a aplicação até mesmo em roupas. Nesse caso, o ideal é deixar que sequem penduradas de um dia para o outro antes de guardar novamente no armário.

Os travesseiros e almofadas devem secar por pelo menos um dia na sombra. Já o colchão precisa ficar o dia inteiro sem lençol após receber a mistura para não ficar úmido.

 

Amaciante caseiro

O vinagre ainda serve como amaciante caseiro, só que é preciso colocar mais do que o amaciante concentrado. Para uma máquina de 8 kg cheia, é necessário pelo menos 150 ml de vinagre para fazer um efeito similar ao do amaciante. Eu faço isso aqui em casa e o efeito é realmente surpreendente!

Todas essas dicas com vinagre de vinho branco fizeram a diferença aqui em casa, eu testei e aprovei! As vezes coisas tão simples nos conquistam para sempre não é mesmo?

Espero que tenham gostado das dicas da Nici!

Nos acompanhe pelo face e blog/site!

 

 Nici

Mãe e avó dedicada,  está sempre antenada. Adora descobrir e compartilhar novas receitas.

Confira outras dicas da Nici